Esta página apresenta os recursos de acessibilidade presentes neste site, como as teclas de atalho disponíveis, as opções de alto contraste, detalhes sobre testes de acessibilidade realizados (validadores automáticos, leitores de tela e validação humana) no site e outras informações pertinentes a respeito de sua acessibilidade.
De acordo com o W3C (World Wide Web Consortium), Acessibilidade na Web significa garantir que todas as pessoas, incluindo pessoas com deficiência, possam utilizar a Web. Mais especificamente, significa permitir que pessoas com deficiência consigam perceber, compreender, navegar, interagir e contribuir com a Web. Uma Web acessível beneficia a todos, incluindo pessoas idosas, pessoas com pouca habilidade em utilizar a Web, aqueles com uma conexão mais lenta, entre outros.
Na internet, a acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado às recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
O Portal Educacional Saúde Digital no Sistema Único de Saúde segue as diretrizes do e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto 5.296, de 2.12.2004.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.
Se você encontrar alguma dificuldade ou tiver alguma sugestão para que possa ser melhorada a acessibilidade do site, não hesite em entrar em contato através do nosso canal de comunicação.